domingo, 6 de outubro de 2013

A evolução de Neymar

A contratação de Neymar, concretizada no mês de julho, apesar de comemorada por muitos que acreditavam no potencial do então santista, gerou bastante controvérsia em uma boa parcela da torcida do Barcelona. O estilo midiático, a extravagância em roupas e cabelos, o costume de simular faltas, a inexperiência na Europa, a falta de boas atuações pela seleção nacional, a fama de "fominha", dentre outros, eram fatores que faziam muitos torcerem o nariz para o jovem brasileiro. Além do mais, o exorbitante valor de 57 Milhões de Euros (dos quais apenas 17 foram para a transferência propriamente dita, como comprovado pelo Santos F.C., ficando o restante do valor com destino nebuloso) por um jogador que atuava em um clube brasileiro, só possuía mais um ano de contrato e cuja multa rescisória era de 65 Milhões causou enorme descontentamento. Some-se a tudo isso a descrença que muitos nutriam com relação ao jogador, de quem diziam que teria um futuro decepcionante no futebol semelhante ao seu amigo e também cria do Santos, Robinho.
Porém, após uma excelente Copa das Confederações, campeonato que foi eleito o melhor jogador, Neymar  já chegou à Cataluña com muito mais moral. E após uma pré temporada um tanto quanto tímida, já deslumbra quem  o vê jogar e mostra claramente que poderá fazer uma dupla fatal e histórica com Lionel Messi. Ainda como reserva, entrou no time no segundo tempo da primeira partida da Supercopa da Espanha contra o Atlético de Madrid e marcou de cabeça o gol que viria render ao Barça o título de campeão. Melhorias gradativas lhe deram um lugar de titular da equipe, que ele tem honrado bastante.
Taticamente, Neymar voltou a trazer à equipe algo que vinha faltando ultimamente: intensidade nos lados. Com Alexis, Pedro e Villa jogando mal e Cristian Tello sendo pouco utilizado, a equipe não conseguia fazer boas jogadas ofensivas pelas alas, encontrava mais dificuldade para penetrar em defesas, sobrecarregava Messi no meio e tornava-se cada vez mais dependente do argentino. Embora que a opção (dele ou de Tata Martino) por um posicionamento excessivamente aberto limite seu futebol ao afastá-lo do gol adversário, além da certa "timidez" que vem apresentando na hora de tentar marcar gols, Neymar tem posto fogo no setor direito das defesas rivais com toda a sua técnica: arrancadas, dribles, assistências... o repertório do brasileiro tem sido um dos pilares da liderança do Barcelona no Campeonato Espanhol, conseguida mediante oito vitórias em oito jogos.
E o melhor de tudo é a perspectiva de futuro. Muitos dos mais otimistas sequer acreditavam que Neymar teria uma adaptação tão rápida ao novo clube, já tendo se tornado uma peça tão importante. Nos dois últimos jogos, nos quais Messi esteve machucado, Neymar foi o principal jogador ofensivo do time, tendo até sido colocado por Martino no centro do ataque contra o Valladolid, já que o técnico percebeu que Cesc Fábregas, um criador de jogadas, não tem o poder ofensivo necessário pra se dar bem por alí. Obviamente nenhum time consegue ser o mesmo quando não tem o melhor jogador do mundo, mas Neymar curou o marasmo que a equipe apresentava quando entrava em campo sem La Pulga, criando jogadas, causando perigo e provocando faltas, o que foi preponderante na obtenção mais duas vitórias para o Barça. Combinando toda a sua técnica com experiência, um posicionamento que extraia o melhor dele e mais ímpeto pra tentar marcar gols, Neymar tem tudo pra fazer história como parceiro de Lionel Messi, com quem tem feito excelentes jogadas e dado muitas assistências. O porvir tem todos os ingredientes necessários para ser brilhante.